O nadador Lucas Kanieski garantiu, neste sábado, vaga na final dos 400 m livre nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Com uma reação no final da segunda bateria eliminatória, marcou o sétimo tempo – apenas oito disputarão a medalha de ouro às 21h (de Brasília). O americano Matthew Patton foi o melhor, com 3min54s70.
Lucas Kanieski começou bem a prova na segunda bateria eliminatória e chegou a liderar, mas ficou para trás nos últimos 100 metros. Atacou novamente após a última virada e disputou a liderança, mas terminou na terceira colocação. O tempo de 3min58s30 foi suficiente para avançar para a disputa do ouro, com a sétima colocação geral.
Estreante em Pan-Americanos, Giuliano Rocco ficou para trás na primeira bateria eliminatória e terminou na sexta colocação, a penúltima da série, com tempo de 4min04s25. No geral, no entanto, conseguiu apenas o 11º tempo, insuficiente para ficar entre os oito melhores que vão à final. Com muita tranquilidade Matthew Patton liderou e se classificou, com 3min54s70.
Lucas Kanieski e Giuliano Rocco são duas jovens promessas da natação brasileira. Ambos têm se apresentado com destaque nas competições sul-americanas de juniores. Giuliano, por exemplo, foi eleito o melhor atleta do Sul-Americano de Lima, em Março. Lucas, por sua vez, conquistou medalhas nos Jogos Desportivos de Medellín e na Copa Latina Mar Del Plata, ambas em 2010.