Dois trabalhadores de Fukushima excederam limite de radiação
Dois trabalhadores da usina nuclear danificada do Japão podem ter excedido o limite de exposição à radiação estipulada pelo governo, disse a operadora da usina, aumentando as preocupações de saúde para os que estão combatendo o pior desastre nuclear do mundo em 25 anos. Se for confirmado, seria o primeiro caso de excesso de exposição […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dois trabalhadores da usina nuclear danificada do Japão podem ter excedido o limite de exposição à radiação estipulada pelo governo, disse a operadora da usina, aumentando as preocupações de saúde para os que estão combatendo o pior desastre nuclear do mundo em 25 anos.
Se for confirmado, seria o primeiro caso de excesso de exposição à radiação entre as centenas de trabalhadores de emergência que estão lutando para controlar a usina Fukushima Daiichi, da Tokyo Electric Power Co. (Tepco), destruída pelo terremoto e tsunami há dois meses e meio.
O governo e a operadora foram duramente criticados por não divulgarem informações suficientes sobre as doses de radiação e os riscos. Alguns especialistas questionam se os trabalhadores foram informados adequadamente sobre os possíveis perigos de exposição.
“O problema é que a política se concentrou demais na proteção da Tepco e não o suficiente no público”, disse Kiyoshi Kurakawa, médico que foi consultor científico do governo entre 2006 e 2008.
Medidas de exposição externa e de iodo radioativo em suas glândulas da tireóide indicavam que os dos trabalhadores, um na casa dos 30 anos e outro na dos 40, ultrapassaram o limite máximo estipulado pelo governo de 250 millisieverts, durante o período do projeto de controle e limpeza.
Uma exposição à radiação de 250 millisieverts é equivalente a mais de 400 raios-X abdominais. Esse índice é abaixo do nível para doença aguda provocada por radiação.
Especialistas estão divididos sobre os efeitos de longo prazo à saúde, mas índices mais altos de exposição correspondem a riscos mais altos de câncer.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.