A programação de cinema do 8º Festival América do Sul (FAS) traz neste dia 1º de maio uma mostra de documentários da série Los Latino Americanos da Televisão América Latina (TAL). Os trabalhos tratam dos vários aspectos de países como Argentina, Bolívia, Peru e Paraguai. A exibição será a partir das 14 horas, no Centro de Convenções do Pantanal. 

A produção original da TAL, realizada em parceria com jovens diretores e produtoras independentes, busca a identidade de uma nação, através do olhar particular de um diretor em seu país. Foram produzidos dez episódios. Outros dois estão em fase de produção: Os Chilenos e Os Brasileiros.

Os Argentinos

Com objetivo de capturar em imagens e palavras as raízes da cultura argentina, a equipe de documentaristas percorreu 13 mil quilômetros. Pessoas e paisagens das mais variadas foram registradas: da salina a quatro mil metros à cantina italiana em Buenos Aires; da aldeia guarani em Misiones às montanhas de Humahuaca. Um mergulho profundo num país complexo, graças à diversidade de suas identidades.

Os Paraguaios

“Muero con mi Pátria” teria dito o marechal Solano López, quando morria na guerra do Paraguai em 1870. No entanto, sua pátria sobreviveu e continuou fazendo heróis através da história. Os Paraguaios parte dos primórdios da nação guarani para o Paraguai contemporâneo: historiadores, antropólogos, escritores e artistas tentam desatar os nós de uma realidade cheia de contrastes.

Os Bolivianos

Em uma época de transformações na Bolívia, uma série de perguntas é repetida nas nove províncias do país, para personagens de diversas idades, profissões e religiões. O resultado é uma colagem de entrevistas, imagens e sentimentos que ajudam a entender como são os bolivianos.

Os Peruanos

Em meio a tantas diferenças que podem ser encontradas em um país, existe um espaço onde toda uma nação se sente harmoniosamente integrada. No Peru, esse espaço é a cozinha. O documentário Os Peruanos – Panelas e Sonhos é uma viagem de exploração a um universo de cores, texturas, sabores e odores, que revela a história e a cultura de um povo.