O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu saiu nesta sexta-feira, 17, em defesa do prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), que teve pedido de afastamento do cargo, apresentado pelo PSDB, rejeitado nesta semana pela Câmara Municipal da cidade. Na avaliação do petista, o episódio representa um caso de “violação” de direitos individuais, além de ser, um exemplo de “uso político” de uma investigação do Ministério Público.

“E o pior de tudo, mais um caso de encobrimento de denúncias contra o PSDB e de envolvimento do PT sem provas e evidências”, escreveu o petista, em texto publicado em seu blog. “Um caso exemplar de abuso de autoridade, de prisões preventivas desnecessárias e ilegais, de coação, de ameaças e chantagens políticas por parte de vereadores ligados ao governo tucano de São Paulo”, acrescentou Dirceu.

Na edição desta sexta-feira, 17, o prefeito de Campinas deu declarações em que ataca o PSDB e disse ser vítima de um “linchamento político e moral”. O nome do prefeito não é citado na investigação, mas o Ministério Público aponta o envolvimento da esposa do prefeito, Rosely Nassim, em fraudes em licitações e desvio de recursos públicos.

Na entrevista, o prefeito citou o nome do ex-ministro da Casa Civil. “O Zé Dirceu se solidarizou comigo assim como me solidarizei com ele quando sofreu as agruras dele”, disse.