Um helicóptero com Dilma Rousseff a bordo pousou às 21h10 no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente da República, em Brasília.

Pouco antes dela, chegaram ao Alvorada carros oficiais que traziam os ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência).

A presidente voltou ao Brasil após uma viagem à África, onde fez visitas oficiais a África do Sul, Moçambique e Angola.

Nesta sexta, em Luanda (Angola), a presidente condenou o que classificou como “apedrejamento moral” do ministro do Esporte, Orlando Silva, alvo de denúncia de envolvimento em um suposto esquema de desvio de verbas no ministério. O ministro nega as acusações.

“Nós temos de apurar os fatos, nós temos de investigar. Se apurada a culpa das pessoas, puni-las. Agora, isso não significa demonizar quem quer que seja, muito menos partidos que lutaram no Brasil pela democracia”, afirmou a presidente.

Nesta quinta, Gilberto Carvalho afirmou que não há intenção do governo de tirar o Ministério do Esporte do PC do B, partido do ministro Orlando Silva. “Nós temos uma relação histórica com o PC do B que não é de hoje, e não é uma crise como essa que vai abalar essa relação”, afirmou Carvalho.