Geral

Dilma viaja à África para encontro com líderes

Depois da viagem à  Europa, realizada no início do mês, onde discutiu soluções efetivas para a resolução da crise econômica,  a presidenta Dilma Rousseff embarca neste domingo (16-10) para Pretória, na África do Sul, onde tem encontros marcados com líderes dos principais países emergentes daquele continente, Índia, Brasil e África do Sul (IBAS). Estes encontros […]

Arquivo Publicado em 16/10/2011, às 11h37

None

Depois da viagem à  Europa, realizada no início do mês, onde discutiu soluções efetivas para a resolução da crise econômica,  a presidenta Dilma Rousseff embarca neste domingo (16-10) para Pretória, na África do Sul, onde tem encontros marcados com líderes dos principais países emergentes daquele continente, Índia, Brasil e África do Sul (IBAS).


Estes encontros com países emergentes, Ibas e Brics, visam buscar alternativas de enfrentamento à crise desencadeada na Europa, que reduzam a dependência econômica desses países em relação à Europa Oriental, Japão e Estados Unidos.


“O Ibas tem tido influência crescente no G20. Os países buscam posições comuns. O Ibas foi instalado em 2003 para a construção de uma nova arquitetura mundial e para aprofundar o relacionamento mútuo em várias áreas”, disse o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, nesta sexta-feira.


Constam do roteiro viagem a dois países de língua portuguesa no continente. Em Angola, Dila assinará acordos de cooperação técnica, previdência social, geologia e enfrentamento às drogas, e Moçambique, onde os acordos estão em fase de negociação.


Em função do aprofundamento da crise econômica global, que tem seu foco principal na Europa, Dilma intensificou sua agenda de viagens. Em setembro participou da Assembleia Geral da ONU, em Nova York e, no início de outubro fez um giro pela Europa. Dilma retorna ao Brasil na quinta-feira.


Jornal Midiamax