Dilma diz que país está mais forte para enfrentar crise
A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (5) que o Brasil tem mais condições de enfrentar a atual crise econômica internacional do que tinha à época da crise de 2008. “Hoje o Brasil ainda está mais forte do que estava em 2008. Em 2008, nos tínhamos condição de enfrentar a crise quando ela veio. Hoje, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (5) que o Brasil tem mais condições de enfrentar a atual crise econômica internacional do que tinha à época da crise de 2008.
“Hoje o Brasil ainda está mais forte do que estava em 2008. Em 2008, nos tínhamos condição de enfrentar a crise quando ela veio. Hoje, nós temos mais condições”, disse Dilma durante lançamento de programa de inclusão produtiva estadual em Salvador.
A presidente destacou como armas do país para combater os efeitos da crise as reservas internacionais do Brasil e os depósitos compulsórios.
“Hoje, nós temos 70 por cento a mais de reservas internacionais. A gente, hoje, tem mais de 348 bilhões de dólares”, disse.
“E tínhamos dinheiro para que, se fechasse o crédito internacional, a gente fornecesse. Naquela época, a gente tinha o que se chama de compulsório de 220 bilhões de reais, hoje nós temos 420 bilhões.”
Após o agravamento da crise de 2008, o governo reduziu o compulsório para irrigar os bancos e garantir a oferta de crédito no mercado interno.
“O Brasil hoje continua tendo capacidade de enfrentar a crise que vem de fora.”
A presidente destacou ainda as medidas de incentivo e proteção à indústria nacional, anunciadas nesta semana pelo governo, para dar competitividade ao setor produtivo local –que sofre com um real forte– diante de um aumento na importação de produtos manufaturados.
Segundo Dilma, o governo vai proteger a indústria brasileira “de forma sistemática”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.