A presidente Dilma Rousseff desembarcou nesta quinta-feira (1º), por volta das 19h (horário de Brasília), na capital da Venezuela, Caracas. É a primeira viagem oficial da presidente ao país vizinho, que sedia até sábado a III Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (Calc).

O primeiro compromisso é uma cerimônia de chegada, no Palácio Miraflores, sede do governo venezuelano, seguida de uma reunião bilateral com o presidente Hugo Chávez. Depois, ambos devem dar uma declaração à imprensa. Neste ano, Chávez visitou o Brasil no início de junho.

Dilma fica no país vizinho até sábado (3), quando retorna para Brasília. Nesta sexta, já há encontros bilaterais marcados com o presidente da Bolívia, Evo Morales e com a presidente da Argentina, Christina Kirchner.

O evento da Calc servirá para instituir um novo organismo internacional, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a ser integrado por 33 países. Segundo o Itamaraty, terá como objetivos “a cooperação intrarregional, a concertação política e a projeção internacional da região”.