A presidente Dilma Rousseff antecipou nesta segunda-feira (21), no programa de rádio semanal “Café com a Presidenta”, o anúncio de investimentos de R$ 4,5 bilhões para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do colo de útero.

As ações passam por construção de novos centros especializados, criação de serviços para radioterapia e quimioterapia e colocação de equipamentos de mamografia em funcionamento.

Dilma afirmou que a previsão é que, dentro do Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo do Útero, sejam criados 20 centros especializados no diagnóstico e no tratamento da fase inicial do tumor no colo de útero no Norte e Nordeste do País. A intenção do governo é garantir exames preventivos para as mulheres entre 25 e 59 anos.

De acordo com a presidente, existem quatro mil mamógrafos, metade deles na rede pública. “É uma quantidade mais que suficiente para garantir que as mulheres entre 40 e 69 anos façam os seus exames no prazo certo”, disse, apesar de lamentar que “muitos desses equipamentos estão parados, com baixa produção ou até encaixotados”.