Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que acontece neste sábado (3), os técnicos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) irão participar da passeata “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, neste dia. A caminhada sairá às 8h, da frente do ISMAC, seguindo pela avenida Afonso Pena até a Praça do Rádio Clube, em Campo Grande. As pessoas que não puderem participar podem aguardar no Praça do Rádio.

Na passeata serão distribuídos folhetos informativos como forma de apoio às campanhas de acessibilidade no trânsito. Além disso, o Detran-MS confeccionou faixas e cartazes que serão usados no decorrer do evento.

Os organizadores são: Adone-MS (Associação de Doenças Neuromusculares), o CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS), a SPA (Sociedade em Prol da Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida de MS), com apoio do Detran-MS, da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito de Campo Grande), do Ismac (Instituto Sul Matogrossense para Cegos) e do Consep (Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência).

Inclusão

 “O Detran-MS reconhece a necessidade de assegurar aos deficientes físicos e auditivos a acessibilidade de veículo e de comunicação durante todo o processo de obtenção da Permissão para Dirigir, da Carteira Nacional de Habilitação ou da Permissão Internacional para Dirigir”, explica a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-Ms, Elizabeth Félix. Para isso, o Detran-MS assegura aos surdos a acessibilidade de comunicação, oferecendo interprete nos exames teóricos.

Neste ano, já foram realizados 80 atendimentos desse tipo, em todo o estado. O Detran-MS ainda possui um veículo adaptado e instrutor especializado para atender as pessoas com deficiência física nas aulas práticas de direção veicular. A formação dos profissionais envolvidos no trânsito também conta com o reforço da disciplina “Atendimento à diversidade”, com o intuito de proporcionar igualdade de direitos a todos os usuários.