A Vila Cachoeirinha vai receber neste sábado uma equipe 160 agentes de saúde e voluntários da Usina São Fernando para promover a primeira grande ação no combate à dengue. A ação faz parte do “Dia D” da campanha “Horário de Verão sem Dengue”, promovida pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria Municipal de Saúde. Também haverá mobilização na Praça Antonio João.
 
O objetivo é orientar a população para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti e diminuir o risco de uma nova epidemia neste verão. “A possibilidade de entrada do vírus tipo 4 neste verão é grande. Como é um vírus novo na cidade, aumentam os riscos de uma nova epidemia se não tomarmos todas as precauções neste momento”, alertou o diretor de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes.
 
A Vila Cachoeirinha foi escolhida para receber a ação por ter sido apontada em levantamento recente como um dos maiores criadouros de larvas do mosquito. As equipes que vão trabalhar no bairro se reúnem às 7h no posto de saúde local e depois percorrem as ruas fazendo limpeza e vistoriando terrenos baldios.
 
Serão recolhidos pneus velhos, latas, garrafas e outros recipientes que possam acumular água. Outras equipes vão percorrer as casas e estabelecimentos comerciais repassando orientações aos moradores para que também façam a limpeza de seus quintais.
 
Marcondes explica aos moradores que a ação não vai retirar lixo doméstico das casas. Segundo ele, será recolhido apenas o lixo da via pública ou de terrenos baldios. Dois caminhões e uma pá carregadeira cedidos pela Usina São Fernando serão usados no recolhimento dos materiais.
 
“Cada morador tem que se mobilizar, fazer a limpeza em seu quintal e retirar o lixo para ser levado pelos caminhões que passam normalmente em frente das casas. A nossa proposta na ação é retirar os materiais que estão na via pública e orientar os moradores”, afirmou.
 
Praça:
Outra parte da ação do “Dia D” será concentrada na Praça Antônio João, onde acadêmicos ligados à área de saúde da Unigran e da Anhanguera fazem ação educativa, com entrega de panfletos sobre os cuidados necessários para evitar a dengue.