Após uma separação de quase 60 anos, e muitos desencontros, Orias Lopes de Menezes e sua irmão Maria Lopes de Menezes se reencontraram na 7ª Delegacia de Polícia, localizada no Jardim Imá.

A manhã desta segunda-feira (14) foi de muita emoção para um senhor de 82 anos e uma senhora de 73 em Campo Grande. Após uma separação de quase 60 anos, e muitos desencontros, Orias Lopes de Menezes e sua irmão Maria Lopes de Menezes se reencontraram na 7ª Delegacia de Polícia, localizada no Jardim Imá.

“Não tenho palavras, é muito maravilhoso”, falava ela; “Pretendo viver do lado dela agora, nem tenho o que dizer”, comentava ele. Abraçados, os irmãos conheceram os sobrinhos e a família aumentou bastante.

A separação começou com um trabalho. Dona Maria trabalhava na residência de um sargento, em Três lagoas, onde os irmãos moravam. O militar acabou sendo transferido para Maracaju, e Maria foi junto. Isso foi em meados dos anos 50.

“Nunca mais nos vimos, nunca conseguia encontrá-la, e estivemos perto muitas vezes”, relatou Orias, que chegou a estar em Maracaju em 1961, mas não encontrou a irmã. “Procurei e conversei em todo conto, mas não encontrei minha irmã”.

E assim os desencontros foram se sucedendo. Dona Maria morou em Costa Rica; seu Orias passou por lá e não a achou. Dona Maria foi para uma chácara em Bonito, Orias morou lá, e os dois continuaram sem se ver.

E a situação só mudou este ano.

Encontro

Orias comentou com um amigo que vivia com saudades da irmã. O amigo então procurou a 7º DP para tentar achar dona Maria.

“Foi rápido, depois que nos procuraram demorou apenas 30 minutos para localizarmos toda a família da irmão de Orias, graças a Deus deu tudo certo”, afirmou a investigadora Maria Campos, que organizou o encontro entre os irmãos.

O tão esperado dia era para ser no domingo, mas o destino parecia não querer reunir Orias e Maria. Um dos filhos dela entendeu errado as informações da polícia civil, e pensou que o encontro era em Três Lagoas.

“Ficamos o dia inteiro ontem lá em outra cidade, até descobrirmos que era aqui em Campo Grande e remarcarmos para segunda”, comentou a nora de dona Maria, Antonialda França.

Mas, mesmo com tantos descasos e tanto tempo, nesta manhã os irmãos se reencontraram. No meio de tantos abraços e emoções, a pressão de dona Maria subiu e causou um pequeno desconforto.

“É muito emocionante, não consegui nem dormir esta noite”, disse ela.

Depois de se encontrarem novamente, os irmãos não parecem querer se desgrudar. Mesmo com a distância mantida, Orias mora no bairro Santa Emília na Capital e dona Maria continua em Bonito, os dois prometeram nunca mais passarem tanto tempo sem se verem.