Sessenta e sete atletas corumbaenses viajaram nesta quinta-feira (23) para Campo Grande, onde vão representar a cidade nos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (JOJUMS), nos dias 24 e 25 de julho. Nesse mesmo período acontece a disputa dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS) entre 12 e 14 anos.

“Neste ano, Corumbá ampliou o número de atletas nas competições em nível estadual. Em 2010 tivemos uma média de 50 atletas, agora esse número deu um grande salto. Apenas nesta competição, são 67 atletas. Isso demonstra que o na cidade está crescendo, incluindo aí o nível técnico”, disse ao Diário o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Heliney Miranda Júnior. Os estudantes participarão da competição nas seguintes modalidades, para atletas de 15 a 17 anos: atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa, judô, taekwondo.

A equipe da natação está a todo vapor. A modalidade tem 12 atletas representando a cidade. No domingo passado, eles já participaram de outra competição Estadual. “A equipe que está indo representar Corumbá é uma equipe que está com todo ritmo de competição, conseguimos conquistar ótimas colocações, como primeiro na categoria Mirim; segundo nas categorias Petiz e Infantil e 3º lugar na Master. Além disso, tivemos outros recordes quebrados. Os atletas da natação estão prontos para conquistarem grandes resultados”, disse o treinador de natação, Pedro de Castro.

As provas individuais classificarão os campeões dos JEMS para as Olimpíadas Escolares Brasileiras, que será realizada em João Pessoa (PB) em setembro. Já os primeiros colocados nos JOJUMS, de 15 a 17 anos, se classificam para a segunda etapa em Londrina (PR), em de dezembro.

A equipe de xadrez, embarcou para a competição, com 6 enxadristas. De acordo com o treinador, Augusto Samaniego, os atletas estão capacitados para a competição, porém, os grandes rivais devem ser da equipe de Três Lagoas.

Estreantes

Em meio a nomes conhecidos da cidade, o jogador de tênis de mesa Edvan Lucas dos Santos de 12 anos;e a judoca Stephanie Aparecida Santos, 15 anos, estavam ansiosos pela competição, afinal, é a primeira participação da dupla em uma representação estadual.

“Há dois anos jogo o tênis de mesa e essa é minha primeira competição. Minha meta é ir para aprender, ganhar experiências, pois tenho certeza que muitas outras competições virão pela frente”, contou o jovem Edvan.

Já a judoca, é direta, está indo para ganhar. “Minha meta é ganhar, apesar de ser minha primeira competição. Treinei muito durante esses dias, minha rotina foi toda alterada devido á esta competição, logo, a espera é muito e eu quero corresponder à expectativa que estão depositando em mim”, afirmou Sthephanie.