Os municípios sul-mato-grossenses de Alcinópolis, e Sidrolândia, que foram afetados pelas chuvas intensas durante o mês de março, tiveram reconhecida oficialmente nesta segunda-feira (18) a situação de emergência.

O Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, publicou a Portaria de reconhecimento na edição de hoje do Diário Oficial da União. Segundo ele, a situação de emergência foi decretada de acordo com as informações apresentadas em processos de levantamento dos danos em decorrência de enxurradas ou inundações bruscas.

Outras portarias já haviam reconhecido a siuação de emergência nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Terenos, Bandeirantes, Chapadão do Sul, Maracaju e São Gabriel do Oeste, Coxim, Nioaque, Paranaíba e Santa Rita do Pardo, nesta sequência.

Segundo o chefe da Defesa Civil em Mato Grosso do Sul, Coronel Ociel, o reconhecimento nacional facilita a liberação de recursos para recuperar os estragos nos municípios. “Com o reconhecimento nacional há a possibilidade de receber recursos totais ou parciais. Assim que for definido esse valor para cada município, a próxima etapa será a de elaboração de planos de trabalho em cima do que será liberado”, explica.