Durante os dois dias da Ação Prefeito Presente, a Gerência Municipal de Defesa Civil cadastrou 961 moradores no Cravo Vermelho II e III. Das 184 residências vistoriadas na região, nenhuma precisou ser interditada. Outras 33 casas foram classificadas como fechadas ou desocupadas. “Com apoio da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, realizamos o gerenciamento dos riscos no bairro e o levantamento populacional daquela comunidade”, explicou o gerente da Defesa Civil de Corumbá, tenente Isaque Nascimento.

Segundo a contagem, a maior parte da população (589) está no conjunto Cravo II. São 159 pessoas de 0 a 14 anos e 430 na faixa de 15 a 64 anos. No Cravo III, moram mais 377 munícipes, sendo 143 até 14 anos e 324 na faixa etária mais alta. “O maior problema no local é a presença dos lençóis freáticos. Quando chove mais intensamente, eles transbordam e invadem as residências”, continuou Isaque. Para acabar com este transtorno, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) vai investir R$ 2 milhões em obras de drenagem e asfalto no bairro, dinheiro proveniente do Ministério das Cidades.

Resistência

O levantamento feito pela Defesa Civil apontou ainda que alguns moradores estão na região há menos de 2 meses, mas a grande maioria vive no local há pelo menos oito anos. “Muitas destas famílias abdicaram do cadastro no PAC-Casa Nova para permanecer ali”, constatou o tenente Isaque. Desde o final do ano passado, a Prefeitura já reassentou 171 famílias do Cravo III no conjunto habitacional Ana Brites, no bairro Guatós. Pelo menos 30 casas construídas irregularmente no Cravo já foram demolidas.

A área é particular e foi invadida por famílias de sem teto há oito anos. Durante a Ação Prefeito Presente, Ruiter anunciou que o local será desapropriado para construção de novas moradias, todas voltadas para famílias de baixa renda da própria região. O processo já foi desencadeado pelo Executivo, que projeta obras de infraestrutura, principalmente drenagem, para o novo conjunto.