O Sport programou uma alvorada com fogos às 6h (de Brasília) da manhã de hoje. A barulheira, no entanto, que era para ter sido ouvida em todo o Recife não passou de eventos localizados em alguns pontos da cidade. Por outro lado, ninguém tem dúvidas que se o time conseguir reverter a vantagem obtida pelo Santa Cruz, que venceu a primeira partida da final por 2 a 0, e se tornar hexacampeão estadual a festa tomará conta de todo o Estado no próximo domingo.

O Sport é sem dúvidas o clube pernambucano com mais títulos futebolísticos. São 39 estaduais, uma Copa do Brasil, o polêmico Brasileiro de 1987 e os pentacampeonatos entre 1996 e 2000 e 2006 e 2010. Mas a gana por igualar a maior sequência de títulos obtida pelo Náutico, se já era grande, se tornou uma necessidade depois da derrota em 2001 e ganhou contornos dramáticos depois que o time fez uma campanha cheia de altos e baixos na fase de classificação e perdeu a primeira partida da decisão para o Santa Cruz, que atualmente está na Série D do Campeonato Brasileiro.

Para o presidente do clube, Gustavo Dubeux, “é difícil, mas o Sport depende das suas forças. Acredito muito no nosso grupo. O torcedor precisa continuar apoiando o time, ir ao Arruda”, convoca. O dirigente é o maior responsável por um projeto que pode modificar completamente o clube, com a construção de uma moderna arena no lugar da Ilha do Retiro, que foi a única sede da Copa do Mundo de 1950 em Pernambuco.

Fundado em 1905, pelo então estudante Guilherme de Aquino da Fonseca, o Sport possui uma sede estruturada com o Estádio Adelmar da Costa Carvalho, um dos maiores parques aquáticos do Brasil, quadras de tênis, basquete, vôlei, handebol e a sede social. A programação festiva continua, às 18h (de Brasília), com a missa de Ação de Graças no próprio clube e, às 20h, será realizada uma sessão solene do Conselho Deliberativo.