Recém-contratado para treinar a seleção do Iraque, Zico pretende realizar um trabalho a longo prazo. A possibilidade de disputar no Brasil a Copa de 2014, porém, mexe com a cabeça do técnico, que já fala em usar a sua identificação com o Flamengo para criar uma empolgada torcida em prol da equipe asiática.

“Meu objetivo é a Copa no Brasil, é se classificar e ter uma ‘Fla-Iraque aqui’”, afirmou Zico, bem-humorado.

O ex-jogador esteve em São Paulo na manhã desta terça-feira para lançar, ao lado de Ronaldo, o site “P°nera”, uma rede social dirigida a profissionais envolvidos com o futebol.

O antigo meia do Flamengo e da seleção brasileira iniciou a sua nova empreitada em 2 de setembro, perdendo em casa para a Jordânia por 2 a 0, pela abertura das Eliminatórias Asiáticas do Mundial de 2014. Quatro dias depois, o Iraque se recuperou vencendo por 2 a 0 em visita a Cingapura.

“O desafio do Iraque é a mosquinha azul do treinador – ainda não perdi a motivação, a vontade de estar lá no campo, de passar as coisas que aprendi e vivenciei”, explicou Zico, que dirigiu o Japão na Copa de 2006 e passou ainda por Fenerbahce, CSKA Moscou e Olympiacos – estava parado desde janeiro de 2010.

“É um desafio grande principalmente pelo que encontrei lá. Esperava que já fosse muito mais profissionalizado, mas entendo tudo aquilo que aconteceu em termos de guerra”, prosseguiu, mencionando o conflito militar entre Iraque e Estados Unidos.
“Meu nome foi escolhido devido ao meu trabalho no Japão, e eles (dirigentes iraquianos) não estão preocupados se vão se classificar agora (para a Copa) – querem um trabalho de longo prazo”.