De bem com a Fifa, Fortaleza quer hospedar grandes seleções em 2014

Depois de voltar em alta da Suíça, onde acompanhou o anúncio oficial das datas e locais dos jogos da Copa do Mundo de 2014, o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, revelou o interesse em hospedar pelo menos uma grande seleção na capital cearense durante o evento. – Nós queremos, prioritariamente, trazer a Espanha pra […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depois de voltar em alta da Suíça, onde acompanhou o anúncio oficial das datas e locais dos jogos da Copa do Mundo de 2014, o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, revelou o interesse em hospedar pelo menos uma grande seleção na capital cearense durante o evento.

– Nós queremos, prioritariamente, trazer a Espanha pra cá, mas não só eles. Há também interesse na Itália e em Portugal – declarou Ferruccio Feitosa.

O secretário quer usar o bom momento da candidatura de Fortaleza e a força da atividade turística no estado do Ceará como moedas para trazer pelo menos uma das grandes seleções européias antes e durante a Copa do Mundo de 2014.

– A ideia é trazer pelo menos uma dessas três seleções. Fortaleza tem uma proximidade muito grande com esses três povos. Temos colônias aqui e recebemos muitos turistas desses locais – disse o secretário.

O objetivo da Secretaria Especial da Copa (Secopa) é hospedar algumas destas seleções em Fortaleza, independente destes times jogarem ou não na capital cearense durante a Copa.

– Mesmo que eles não venham jogar em Fortaleza durante a Copa, há a possibilidade de jogarem em alguma outra cidade do Nordeste. Por isso, nós queremos trazê-los para cá, para que eles possam se aclimatar e se adaptar à Região – afirmou Ferruccio.

Além de receber um jogo do Brasil na 1ª fase da Copa do Mundo, – com a possibilidade de receber um segundo jogo nas Oitavas-de-final ou Quartas-de-final – Fortaleza vai sediar duas partidas de cabeças-de-chaves, dos grupos D e G. Isto aumenta a chance da capital cearense hospedar pelo menos uma destas seleções européias.

Liberação do Castelão para o futebol cearense em 2013 depende da Fifa

Na luta para hospedar grandes seleções européias, outra requisição também já está em pauta, segundo o secretário Ferruccio Feitosa. O próximo passo é negociar com a Fifa para que o Castelão possa ser utilizado por times cearenses – ainda que em alguns jogos específicos – no Campeonato Estadual de 2013 e em competições nacionais.

– No meu próximo encontro com a Fifa, vou negociar isso com eles. Eles pedem que entreguemos o Castelão em dezembro de 2012. Aí, vão precisar do Estádio pra deixar tudo decorado, conforme os padrões deles. Vamos conversar mesmo assim para tentar viabilizar alguns jogos de clubes cearenses – informou o secretário.

O Castelão chegou a meados de outubro com 45% das obras concluídas. Segundo a Secopa, o Estádio será entregue em dezembro de 2012. Em 2013, a cidade de Fortaleza receberá a Copa das Confederações. E em 2014, a Copa do Mundo de Futebol.

Conteúdos relacionados