A Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande acaba de divulgar o calendário do Curso de Preparação à Adoção (CPA) para 2011, que este ano passa a ser realizado a cada dois meses.

Em março, os interessados em participar do CPA devem comparecer à Auditoria Militar, no prédio do Fórum, Bloco I, térreo, nos dias 16 e 30, das 8 às 10 horas.

Em maio, o curso será oferecido nos dias 11 e 25; em julho, nos dias 13 e 27, em setembro, nos dias 14 e 28, e e m novembro, nos dias 09 e 23 – sempre das 8 às 10 horas. No final do curso será emitida declaração de participação, com carga horária e conteúdo.

A metodologia utilizada é aula expositiva, dinâmica de grupo e há a distribuição de materiais pedagógicos. O curso aborda, entre outros temas, exposições do aspecto jurídico da habilitação à adoção, do instituto da adoção e de seu procedimento, as entidades, as instituições e os profissionais que atuam no sistema de proteção à criança e ao adolescente.

O curso preparação à adoção é destinado a interessados em conhecer a adoção e aberto à comunidade. A participação nos encontros é requisito obrigatório para o projeto de futura adoção. O curso visa aumentar o número de pessoas interessadas nesse projeto e, assim, reduzir o número de crianças e adolescentes em abrigos.

Saiba mais – Quem pode adotar? Pessoas maiores de 18 anos, independentemente do estado civil. O adotante deve ser 16 anos mais velho que o adotado, e é necessária a habilitação na Vara da Infância e da Juventude. Não podem adotar os avós e irmãos, contudo estes podem requerer a guarda ou tutela. Essas e outras questões serão respondidas no Curso de Preparação à Adoção.