O Programa Educativo do CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo), unidade da Fundação de de MS realiza no domingo (11), o encerramento da Quarta Oficina Teatral de Criação e Montagem ministrada pelo diretor Leandro Faria, com a peça “O Ensaio da Loucura”, às 18h e 20h, no Teatro Aracy Balabanian. A classificação da peça é de 15 anos e tem duração aproximada de 80 minutos. O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível que será revertido para instituições beneficentes da capital.

O espetáculo que tem texto e direção de Leandro Faria e retrata as loucuras feitas por amor, pela perda do amor e pela inveja do amor alheio. É uma tragédia contemporânea, onde realidade e fantasia se misturam, conduzindo o personagem central da história, Davi, numa busca por entender os acontecimentos da sua vida.

O público que assistir a O Ensaio da Loucura ainda verá uma rápida e divertida adaptação livre do romance Inocência, de Visconde de Taunay.

“Quero que o público não fique apenas com o clima denso dessa viagem pelos vários tipos de loucura, por isso decidi adaptar com muito humor esse romance, que originalmente se passa na região de MS onde nasci e fui criado, Sant’ana do Paranaíba, hoje só Paranaíba”, explica Leandro.

Quem assistir ao espetáculo ainda estará participando do movimento “1/2 Tonelada”, que pretende arrecadar 500 quilos de alimentos para , com as duas apresentações, fazendo assim a junção da cultura com a solidariedade em prol de pessoas carentes.

“Nosso grupo tem sempre buscado arrecadar alimentos, brinquedos e roupas. Mas dessa vez, com as duas apresentações que faremos no domingo, existe uma grande chance de realmente atingirmos um número expressivo. E se todos apoiarem essa iniciativa, podemos até ultrapassar os 500 quilos”, comenta o diretor.

A Quarta Oficina Teatral de Criação e Montagem é ministrada pelo ator e diretor Leandro Faria, desde janeiro para pessoas a partir de 15 anos, as terças e quintas-feiras das 19h às 21h e iniciou também o projeto “Contação de Histórias Infantis” no Centro Cultural José Octávio Guizzo em 2011.

Leandro Faria estudou Arte Dramática na EAD-USP e Artes Cênicas na ECA-USP. Atuou no teatro com grandes atores, entre eles Raul Cortês, sob a orientação de diretores de prestígio nacional, como Ron Daniels, Marco Antônio Brás, Regina Galdino, entre outros. Fez assistência de direção para Regina Galdino em “A Gota D’Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes.

Como diretor trabalhou nos espetáculos “Fica Comigo Essa Noite”, de Flávio de Souza, e dirigiu o grupo 5 à Séc, sendo finalista do Prêmio Criação Teatral Volkswagem. Na trabalhou na novela “A Pequena Travessa”, do SBT, além de vários curtas-metragens para vídeo e cinema. Em 2010 realizou a peça “O Ensaio da Loucura”, com alunos da Primeira Oficina Teatral de Criação e Montagem que foi apresentada em julho e em dezembro foi a vez da peça Romeu e Julieta encenada pelos alunos da Segunda Oficina Teatral. Já a Terceira Oficina apresentou a peça Vinte e Poucos Heróis no mês de julho.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.