CRAS Itinerante vai atender artesãs indígenas em Corumbá
Técnicas do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Itinerante embarcaram nesta quinta-feira (05) para a aldeia Uberaba, na ilha de Ínsua, onde vão entregar materiais para fortalecer a produção de artesanato Guató. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, visa incentivar a geração de renda no local, ao mesmo tempo que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Técnicas do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Itinerante embarcaram nesta quinta-feira (05) para a aldeia Uberaba, na ilha de Ínsua, onde vão entregar materiais para fortalecer a produção de artesanato Guató. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, visa incentivar a geração de renda no local, ao mesmo tempo que estimula a manutenção das tradições do povo Guató, os primeiros habitantes do Pantanal, também conhecidos como índios canoeiros.
“Estamos levando 950 rolos de barbantes crus e mais 200 coloridos, além de agulhas e linhas para as 7 índias artesãs que hoje existem na aldeia”, comentou a pedagoga Lilia Maria Gouveia Bezerra, gestora do CRAS Itinerante. Como consequência natural do processo, estas artesãs terão o papel de passar seus conhecimentos para as gerações futuras. A Prefeitura também tem o objetivo de promover e disseminar a cultura Guató dentro e fora da cidade.
Para isso, a secretaria pretende expôr os artesanatos em espaços específicos no município. “É uma outra forma de contribuir com o desenvolvimento das potencialidades da aldeia, minimizando a vulnerabilidade sócio-econômica desta comunidade indígena”, reforçou Lilia. A aldeia Uberaba fica a 350 quilômetros da área urbana de Corumbá. De barco, são mais de 20 horas de viagem pelo rio Paraguai. A ação conta com a parceria do Exército Brasileiro, que disponibilizou a embarcação que levará a equipe do CRAS.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.