A Secretaria de Saúde de Corumbá vai estender para o período noturno a imunização contra a influenza. Até o momento, apenas 43,7% (6.459 pessoas) da meta traçada para o município foi atingida. A vacinação termina no dia 13 de maio. Um calendário está sendo traçado para atender grande parte dos bairros até a sexta-feira. Nesta quarta-feira (11) uma equipe de vacinação estará, a partir das 19 horas, na igreja São Vicente de Paula, no bairro Popular Velha.

Devem ser imunizadas crianças, gestantes, idosos, indígenas e também dos profissionais que trabalham diretamente com a comunidade. Em Corumbá, o objetivo é vacinar 14.774 pessoas. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1). Durante o horário normal de expediente, a população pode procurar uma das sete unidades de saúde na área urbana para se imunizar contra a gripe.

As doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde Gastão de Oliveira, no Bairro Maria Leite; Fernando Moutinho, no Cristo Redentor; Breno de Medeiros, na Popular Nova; Paulo Maissato, na Nova Corumbá; São Bartolomeu, no Jardim dos Estados/João de Deus; Dom Bosco, no Dom Bosco, e Ladeira Cunha e Cruz, no centro. A campanha está atendendo também moradores da zona rural e da região ribeirinha.

Na zona rural a vacina está sendo aplicada pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família, nas localidades do Taquaral, Paiolzinho, Tamarineiro, Jacadigo, Urucum, Maria Leite, Mato Grande, São Gabriel e o Distrito de Albuquerque. Na região ribeirinha, a vacinação será em parceria com a Marinha do Brasil e também durante a ação Povo das Águas. Já na Aldeia Uberaba, onde vivem os guatós, os trabalhos serão em conjunto com a Fundação Nacional do Índio.