Corumbá lidera o ranking estadual de queimadas do ano com quase mil focos de incêndios florestais em 2011. Num distante segundo lugar aparece Porto Murtinho, com 360 registros ao longo de toda a temporada. Logo depois vem Aquidauana com 269 focos. Os dados são da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Até agora, os satélites de monitoramento do INPE registraram 986 focos de queimadas em Corumbá desde o começo do ano, entre os dias 1º de janeiro a 21 de dezembro. Com isso, a cidade contabiliza 38,88% dos 2.540 focos registrados no Estado ao longo de 2011. Somente este mês, a maior cidade pantaneira teve 251 registros contabilizados pelo INPE. Em Mato Grosso do Sul, em dezembro, foram registrados 290 focos.

Os números revelam que ao longo do primeiro semestre de 2011, a principal cidade pantaneira teve apenas 71 focos de incêndios florestais contabilizados. O total nos primeiros seis meses deste ano foi menos que a metade dos 155 registros entre janeiro e junho de 2010. Os meses de maior precipitação pluviométrica – março e abril – não registraram ocorrências de queimadas.

Na Bolívia

Os satélites do INPE também registraram os focos na Bolívia. Este mês foram contabilizados 328 focos naquele país. Desse total, 206 só no departamento de Santa Cruz, cuja província de German Busch faz fronteira com Corumbá. Ao longo do ano, segundo o monitoramento, a Bolívia teve 12.919 focos, sendo 7.903 só na região departamental de Santa Cruz.