Corumbá: Saúde faz novo levantamento de infestação do Aedes aegypti
A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta terça-feira (04), o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), importante para definir as ações de combate à dengue na área urbana de Corumbá. O trabalho está sendo desenvolvido pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zooonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde e vai até amanhã, dia …
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta terça-feira (04), o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), importante para definir as ações de combate à dengue na área urbana de Corumbá. O trabalho está sendo desenvolvido pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zooonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde e vai até amanhã, dia 05. Nestes dois dias deverão ser visitados 1.713 imóveis, distribuídos em 257 quarteirões
A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta terça-feira (04), o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), importante para definir as ações de combate à dengue na área urbana de Corumbá. O trabalho está sendo desenvolvido pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zooonoses (CCZ), ligado à Secretaria Municipal de Saúde e vai até amanhã, dia 05. Nestes dois dias deverão ser visitados 1.713 imóveis, distribuídos em 257 quarteirões.
Este será o primeiro ciclo biológico de 2011 e será realizado por uma equipe composta por 62 pessoas, sendo 54 agentes de endemias, seis supervisores de áreas e dois supervisores gerais. “Com o diagnóstico do LIRAa, vamos identificar o nível de infestação e vulnerabilidade em relação à dengue por estratos (regiões)”, afirma a bióloga sanitarista Grace Bastos, do CCZ, lembrando que o trabalho acontece em pleno verão, período preocupante devido às chuvas. Conforme ela, o resultado vai apontar os bairros com maior índice de infestação predial, bem como os tipos de depósitos ou criadouros, para intensificação as ações nestas áreas.
O levantamento está sendo feito por amostragem. Estão sendo visitados os bairros Arthur Marinho, Cervejaria, Dom Bosco, Generoso e Centro 1 (resultado da divisão do bairro Centro para fins de amostragem para o LIRAa, estendendo-se dos limites da Rua Edu Rocha até a Rua Antonio Maria), chamado de estrato 1, composto por 43 quarteirões e 427 imóveis. No estrato (setor) 2 serão visitados os bairros Beira Rio, Centro 2 (da Rua Antonio Maria à Rua Albuquerque), Maria Leite, Universitário, Industrial e Previsul. O levantamento será feito em 63 quarteirões, com visitas a 428 imóveis.
Já no estrato 03, os bairros trabalhados são Centro América, Cristo Redentor (composto por: Vitória Régia, Cristo Redentor e Cravo 1, 2 e 3), Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha e Guatós, composto por 72 quarteirões e 430 imóveis. No estrato 04, os agentes estão visitando 428 imóveis, localizados em 79 quarteirões nos bairros Aeroporto, Guarani, Jardim dos Estados, Nova Corumbá e Popular Nova.
A médica veterinária Viviane Ametlla, da Secretaria de Saúde, informa que, paralelo ao LIRAa, a Prefeitura mantém as ações de combate à doença, iniciadas em outubro de 2010, como parte da mega operação com visitas a imóveis fechados, limpeza de terrenos baldios e retirada de depósitos inservíveis e pneumáticos das encostas e orla ribeirinha, desenvolvida por equipes de agentes de endemias, fiscais da Vigilância Sanitária, militares do Exército Brasileiro, brigadistas do PrevFogo e agentes ambientais.
Conforme ela, os trabalhos foram importantes para eliminação de focos da doença e resultou na retirada de toneladas de entulho destes locais. Ao mesmo tempo, informa que a ação continua sendo desenvolvida, tendo como foco as empresas que trabalham com materiais recicláveis e os ferros-velhos, bem como em terrenos baldios e imóveis fechados
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.