A partir desta sexta-feira (06), os Correios colocam em circulação um selo em homenagem à República do Paraguai, por ocasião do bicentenário da sua independência. O selo faz parte da Série Relações Diplomáticas e focaliza a usina hidrelétrica de Itaipu, considerada pólo de integração entre o país vizinho e o Brasil.

Itaipu é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Apesar de não ser a usina de maior capacidade instalada na atualidade, é destacada por sua disponibilidade e regime das águas, mantendo o recorde mundial e a liderança na produção anual, atendendo, aproximadamente, 18% de todo o consumo do sistema elétrico do Brasil e mais de 90% do Paraguai.

Sobre o selo

O selo, criado a partir de foto de Daniel Snege, mostra a vista panorâmica da hidrelétrica de Itaipu. Ao fundo, visualiza-se o reservatório compartilhado pelos dois países. Ao centro, no lado direito da imagem, está a barragem que une as margens do rio Paraná; no lado esquerdo está o vertedouro. Na parte central da barragem visualiza-se a fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

No lado direito está o Brasil e, à esquerda, onde se encontra o vertedouro aberto, está o Paraguai. Como homenagem ao país irmão, no canto inferior esquerdo, o logotipo do bicentenário da independência do Paraguai. As técnicas utilizadas foram fotografia e computação gráfica.

O valor facial do selo é de R$ 1,10 e a tiragem, de 300 mil unidades.

Estão previstas solenidades de lançamento em Assunção, no Paraguai, nesta sexta-feira (6), em Brasília, no dia 13 e em Foz do Iguaçu, no dia 16.