Geral

Copom decide se ajusta Selic em última reunião do ano

O Copom (Comitê de Política Monetária) inicia nesta terça-feira (29) à tarde e termina amanhã (30) a última reunião de 2011 para discutir ajuste na taxa básica de juros (Selic), que está em 11,50% ao ano desde o dia 19 de outubro. O colegiado de diretores do BC (Banco Central) fará uma avaliação de todas […]

Arquivo Publicado em 29/11/2011, às 10h34

None

O Copom (Comitê de Política Monetária) inicia nesta terça-feira (29) à tarde e termina amanhã (30) a última reunião de 2011 para discutir ajuste na taxa básica de juros (Selic), que está em 11,50% ao ano desde o dia 19 de outubro.


O colegiado de diretores do BC (Banco Central) fará uma avaliação de todas as variáveis da economia que possam influenciar o controle da inflação, sem prejuízo do crescimento do país, e definirá, amanhã (30) à noite, a taxa que vai vigorar nos próximos 45 dias – intervalo médio das reuniões do Copom.


A expectativa dos analistas financeiros da iniciativa privada é a de redução da taxa Selic para 11% ao ano, próxima dos 10,75% do fim de 2010, como mostra o boletim Focus, divulgado ontem (28), resultado de pesquisa do BC com uma centena de analistas, na última sexta-feira (25), para acompanhar as tendências do mercado sobre os principais indicadores econômicos.


Neste ano, o Copom fez cinco elevações seguidas da Selic, até atingir 12,5% no dia 20 de julho. De lá para cá, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) começou a perder força, o que permitiu ao BC mudar os rumos da política monetária e promover duas reduções de 0,5 ponto percentual cada, nas reuniões do fim de agosto e meados de outubro.

Jornal Midiamax