Continua neste sábado em Dourados Conferência Regional de Juventude

Teve início nesta sexta-feira (12) a primeira Conferência Regional de Juventude, com o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, em Dourados, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced). A etapa regional faz parte dos processos preparatórios da II Conferência Nacional de Juventude. A conferência regional continua sábado. As atividades …

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Teve início nesta sexta-feira (12) a primeira Conferência Regional de Juventude, com o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, em Dourados, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced). A etapa regional faz parte dos processos preparatórios da II Conferência Nacional de Juventude. A conferência regional continua sábado. As atividades se iniciam às 7h30.

A conferência em Dourados reune representantes dos organismos juvenis dos municípios de Rio Brilhante, Itaporã, Caarapó, Jateí, Douradina, Juti, Maracaju e Dourados. O evento é uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude que acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro de 2011, na Capital.

A abertura do evento conta com a presença de Bruno Elias, assessor da Secretaria Nacional de Juventude, legado ao Gabinete da Presidência da República. Bruno trata do tema geral da conferência. O palestrante faz parte da comissão que constrói a conferência nacional.

“A nossa participação nesta conferência regional é no sentido de traçar um panorama geral das políticas públicas para a juventude. O Plano Nacional de Juventude, proposto na primeira conferência ainda não foi votado enquanto lei, portanto a segunda conferência tem como objetivo agregar os novos direitos da juventude ao plano nacional”, explica Bruno Elias.

O assessor foi o 1° vice-presidente da UNE – União Nacional dos Estudantes – de 2007 a 2009, e participou dos principais movimentos de juventude durante o período.

A conferência é organizada pelo Conselho Municipal da Juventude em Dourados. O presidente Gleiber Nascimento, acredita que a participação da juventude da região é de extrema importância para elaborar políticas, até mesmo com foco nacional. “Vamos elencar medidas de todos os segmentos, da saúde, educação, enfim. Feito esse processo estaremos levando essas propostas para serem debatidas em encontro estadual e depois no nacional, que será realizado em dezembro desse ano”, disse.

Para o encontro desse final de semana foram eleitos 30 delegados de cada um dos oitos municípios. A expectativa é que a 2º Conferência Regional da Juventude repita o sucesso da audiência pública da juventude realizada na Câmara de Dourados, na semana passada. Mais de 300 jovens compareceram à audiência. A audiência, de proposição dos vereadores Délia Razuk (PMDB) e Elias Ishy (PT), tirou 32 delegados, além de diversas propostas para as políticas públicas de juventude no município.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados