Os especialistas indicam que são necessários alguns cuidados básicos para manter a segurança da residência, principalmente em período de festas. Com a chegada do fim de ano e férias, muitas famílias preferem viajar para descansar, visitar parentes e aproveitar o tempo de folga. Mas as estatísticas indicam que na ausência dos moradores, a casa se torna alvo fácil para os assaltantes por estar vazia.

Quem mora em condomínios, casas ou apartamentos não devem se esquecer de tomar algumas medidas básicas de segurança . Esses cuidados nesta época do ano não devem ser tomados apenas pelos proprietários, mas também pelos síndicos, membros do conselho e até dos funcionários. Por exemplo, a família, que planeja viagens prolongadas, deve avisar o zelador previamente, para que se houver a necessidade de algum funcionário, alguma pessoa ou empregado entrar no apartamento já tenha uma autorização no período da ausência.

A família pode aproveitar este período para fazer alguma reforma e o condomínio já estará ciente para que sejam evitados imprevistos que possam estragar ou antecipar avinda das festividades. “Todas essas medidas são validas, para que os porteirosautorizem a circulação e entrada desses funcionários no condomínio.”, Jorge T.Mangueiro, da GS Terceirização.

É bom lembrar que os prestadores de serviço devem ser informados sobre o regulamento interno, para a realização de reformas. O especialista também orienta que caso tenha solicitado encomendas ou entregas para chegarem neste período, deve avisar previamente a portaria sobre o assunto.

Outra orientação é suspender as entregas de jornais, revistas e entre outros. Antes de fechar as malas e partir para curtir e se divertir, sempre verifique se fechou os registros de gás e água, e se todas as luzes estão desligadas, evitando assim possíveis acidentes e desperdícios.

“Com todos esses cuidados, com certeza a viagem será mais tranquila, e a família poderá curtir as férias e, quando voltar para casa, terá a certeza que tudo estará da mesma forma de como foi deixado.”, finaliza o especialista em condomínios, Margueiro.