O otimismo no setor industrial cresceu 2% entre novembro e dezembro. Essa foi a primeira alta desde dezembro de 2010.  Os resultados são preliminares e foram divulgados hoje (22) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).Apesar da melhora, o Índice de Confiança da (ICI) ainda está abaixo da média desde 2003 e bem inferior ao nível de dezembro de 2010.

De acordo com a FGV, o aumento da confiança foi influenciada pela avaliação mais favorável sobre o momento atual e pelas perspectivas mais otimistas em relação aos meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) preliminar cresceu 2,3%. O Índice de Expectativas (IE) avançou pelo terceiro mês consecutivo e está agora em 1,6%.

A prévia do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) ficou em 83,6%, um pouco acima dos 83,3% registrados em novembro e retornando ao nível de setembro passado. O Nuci atual está 0,3 ponto percentual acima da média desde 2003 e 1,3 ponto percentual abaixo de dezembro de 2010.

Foram consultadas 803 empresas até o dia 16 deste mês, cerca de dois terços da amostra total da pesquisa. O resultado final da Sondagem da Indústria será divulgado no dia 28 de dezembro.