Os moradores da Comunidade quilombola Furnas dos Baianos, localizada em Aquidauana, terão capacitação no sábado (20) e domingo (21). Os participantes trabalhavam na produção de farinha e hoje a principal atividade da comunidade é a pecuária de corte e leiteira, sendo a agricultura e fruticultura apenas para subsistência.

A capacitação será realizada pela Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social) e prevê palestras com temas como autoestima; fundamentos das relações humanas; grupos sociais; interação social; comportamento humano e reações emocionais; reflexão sobre a comunicação; atendimento com qualidade; e uma reflexão sobre a ética e a moral no âmbito profissional orientação e capacitação da mão de obra para as unidades produtivas.

Em relação à mão de obra para a unidade produtiva, a abordagem será a importância do trabalho coletivo, divisão de tarefas, lideranças e potencialidades do grupo, destacando a diferença entre associativismo e grupo produtivo.

Esse projeto vai beneficiar a comunidade que foi grande produtora de farinha, por meio de oito farinheiras artesanais. Hoje restam apenas duas em atividade, apenas para consumo das famílias. A paralisação ocorreu após a desativação do trem de passageiros da rede ferroviária federal, na década de 90.(com informações da Assessoria)