Comunidade boliviana prepara festejos para Virgem de Copacabana em Corumbá
O Consulado Boliviano e a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá estão finalizando uma programação de festejos em homenagem à Virgem de Copacabana, cuja data comemorativa é o dia 06 de agosto. Neste dia, na parte da tarde, acontecerá uma missa, às 14 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Consulado Boliviano e a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá estão finalizando uma programação de festejos em homenagem à Virgem de Copacabana, cuja data comemorativa é o dia 06 de agosto. Neste dia, na parte da tarde, acontecerá uma missa, às 14 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, em Corumbá, onde devotos manifestam sua fé na santa boliviana. A missa já é realizada há cerca de 8 anos.
Depois do momento religioso, grupos folclóricos seguem numa procissão dançante pelas principais ruas da cidade até a região próxima da fronteira com a Bolívia. Este ano, está confirmada a presença de grupos que exibirão três modalidades de dança: caporales, tinkus e morenada. Seus passos coreografados e vestimentas ricas transformam esse momento num espetáculo à parte.
A cada ano, devotos são escolhidos para serem os responsáveis por organizar as comemorações. Essas pessoas são conhecidas como “pasantes”, o que podemos definir em português, como festeiros.
As origens da devoção à imagem de Nossa Senhora de Copacabana estão atreladas, segundo uma pesquisa realizada por Anna Paula Egito Barbosa Corrêa, Cristina Hatsumi Tabata e Suzana Vinicia Mancilla Barreda, aos cultos dos povos indígenas que habitavam a Bolívia, na cidade de Copacabana, localizada no entorno do Lago Titicaca.
Para substituir esses cultos, os dominadores espanhóis introduziram no povoado uma imagem da Virgem Candelária, que no local, recebeu o nome de Virgem de Copacabana, se tornando uma das maiores e mais importantes representações de Nossa Senhora, na América do Sul. O nome Copacabana deriva da expressão kota kahuana do dialeto aymara, que significa “vista do lago”.
No século XIX uma réplica da imagem da Virgem foi feita e levada ao Rio de Janeiro, onde foi criada uma pequena igreja para Nossa Senhora de Copacabana, constituída por comerciantes espanhóis, e algumas chácaras e sítios. E assim foi criado o que, hoje, é o famoso bairro carioca de Copacabana.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Governo da Bolívia acusa apoiadores de Evo Morales de sequestro de 200 soldados
O ministério não identificou os grupos, nem explicou como os soldados foram sequestrados
Assaltantes aplicam mata-leão e roubam homem que caminhava no Centro de Campo Grande
Após o crime, polícia saiu à procura e prendeu os suspeitos
Juiz da Geórgia rejeita ação do Partido Republicano sobre entrega pessoal de cédulas
Ação foi movida pelo partido de Donald Trump na sexta-feira à noite
Ucrânia: agência de inteligência militar diz que 7 mil norte-coreanos estão próximos ao país
Volodymyr Zelensky pediu que seus aliados parem de “observar” e adotem medidas antes que as tropas norte-coreanas enviadas à Rússia cheguem ao front
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.