Os efeitos da crise econômica internacional ocupam nesta quinta-feira (10) os debates da Comissão Europeia em Bruxelas, na Bélgica. A comissão apresenta nesta quinta-feira as próximas previsões econômicas. Em setembro, as previsões foram revistas para baixo. Paralelamente, os governos da Alemanha e da França debatem a possibilidade de uma reforma na estrutura da União Europeia.

Franceses e alemães examinam a hipótese de criar uma zona do euro mais integrada e reduzida. A iniciativa vai impor a necessidade de retirada de alguns dos 17 países que integram a zona do euro e adotam a moeda única.

As discussões ocorrem no quarto dia de negociações na Grécia, na tentativa de definir um nome para ocupar o cargo de primeiro-ministro e organizar o governo de transição. O presidente grego, Carolos Papoulias, reúne-se com os líderes dos partidos políticos para tentar um acordo.

Ontem (9), o primeiro-ministro grego, George Papandreou, formalizou seu pedido de demissão, mas não adiantou quem o substituirá. O futuro primeiro-ministro terá de garantir a execução do novo  pacote de austeridade definido pela União Europeia e garantir as eleições de 19 de fevereiro.
 
Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa