Membros da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados chegaram ainda na manhã desta sexta-feira (02) em Dourados, para série de reuniões e visitas que devem subsidiar os trabalhos da Comissão sobre a questão indígena em MS, principalmente dos guarani-kaiowá.

Os deputados federais Domingos Dutra (MA), Erika Kokay (DF) e Padre Ton (RO) aterrissaram no aeroporto de Dourados por volta das 9h30 da manhã e se dirigeiram para a unidade II da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados – que fica na Cidade Universitária logo em frente do aeroporto.

A agenda em um dos anfiteatros da UFGD envolveu diversas lideranças indígenas do Estado, além de professores e alunos dos cursos de licenciatura indígena da UFGD, alunos indígenas da UEMS e membros da Polícia Federal. Nesta reunião os membros da comissão ouviram várias demandas dos indígenas, principalmente no que se refere às demarcações, segurança e encaminhamento dos inquéritos de crimes contra a população indígena do Cone Sul do Estado.

A reunião que terminou a pouco, por volta das 13h00 deve também orientar os deputados nas próximas pautas de suas agendas no Estado. Após o almoço os deputados devem se reunir com o procurador do MPF, Marco Antonio Delfino, para tratar de questões jurídicas, tanto da demarcação, quanto dos diversos inquéritos que estão parados, entre eles, um referente à morte de liderança indígena parado desde 2007.

A redação do Midiamax em Dourados acompanha às agendas dos deputados federais, que deve ter sua conclusão amanhã coma a visita da comissão de Brasília a acampamentos em região de conflito agrário no sul do Estado.