Geral

Comissão de Anistia participa de encontro sobre direitos humanos em MS

A Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) promove, de 16 a 21 de maio, o Encontro Internacional de Direitos Humanos. O evento será realizado na unidade universitária de Paranaíba, a 410 km da capital Campo Grande. A Comissão de Anistia será representada por sua vice-presidente, Sueli Bellato.  Durante o encontro, será debatido o […]

Arquivo Publicado em 14/05/2011, às 00h17

None

A Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) promove, de 16 a 21 de maio, o Encontro Internacional de Direitos Humanos. O evento será realizado na unidade universitária de Paranaíba, a 410 km da capital Campo Grande. A Comissão de Anistia será representada por sua vice-presidente, Sueli Bellato.

Durante o encontro, será debatido o direito à memória, à verdade e Justiça de Transição. Haverá ainda uma feira de livros sobre a resistência ao regime militar, mostra de cinema nacional com ênfase nos direitos humanos e a exposição “Direito à Memória e à Verdade: ditadura no Brasil 1964-1985”, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Também integra a programação um concurso de produção de textos sobre direitos humanos. Na divulgação dos resultados, a seleção homenageará o presidente da Comissão de Anistia e secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, e os ex-presos políticos Ivan Akselrud de Seixas e Maurice Politi.

Obra coletiva

No penúltimo dia do evento, será lançado o livro Direito à Memória e à Verdade e Justiça de Transição no Brasil: uma história inacabada! Uma República inacabada! A publicação traz um capítulo escrito pelo presidente da Comissão de Anistia, além da participação de outros 26 renomados pesquisadores. A obra é fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa “Direitos Humanos no Estado Democrático de Direito, Efetivação Possível” da UEMS.

Jornal Midiamax