De 09 de maio a 06 de junho, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da FUNESP – Fundação Municipal de Esporte -, promoverá a 26ª edição dos Jogos Escolares Campo-Grandenses (JEC’S), competição aberta às escolas das redes públicas municipal, estadual e federal, e às instituições privadas de ensino.

A abertura dos jogos será realizada na próxima segunda-feira (09), às 14hs, no ginásio de esportes da Escola Estadual Joaquim Murtinho. A cerimônia, que deverá contar com a presença do prefeito da capital, Nelson Trad Filho, e do presidente da FUNESP, Carlos Alberto de Assis, irá simbolizar o início da competição com o tradicional acendimento da pira olímpica.

Haverá, ainda, como grande atração, a apresentação dos “Ginasloucos”, grupo formado por professores, acadêmicos e colaboradores da UNIGRAN – Universidade da Grande Dourados -, que combina ginástica acrobática com basquetebol, utilizando colchões e aparelhos. O grupo vem se destacando nacionalmente com suas performances – eles venceram, mais uma vez, o quadro “Se vira nos 30”, do programa Domingão do Faustão, no último domingo (01) -, que consistem na de enterradas de basquetebol de uma forma atraente e extrovertida, que prometem levar muita adrenalina, música, humor e animação ao público presente.

Os JEC’S tem por objetivo selecionar os atletas e equipes que representarão Campo Grande nos JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul) e JOJUMS (Jogos da de Mato Grosso do Sul), nas seguintes modalidades: coletivas – basquetebol, handebol, futsal e voleibol -; individuais – atletismo, judô, natação, ginástica artística, tênis de mesa e xadrez. Devido à falta de quórum, não haverá disputas nas modalidades ginástica rítmica e tae kwondo. Uma seletiva será realizada posteriormente pela organização para a definição de seus respectivos representantes.

As disputas se darão em duas categorias: “A” (15 a 17 anos) e “B” (12 a 14 anos). Na categoria “A”, a FUNESP registrou a inscrição de 63 escolas – 08 municipais, 31 estaduais, 01 federal e 23 particulares -, num total de 919 atletas. Já na categoria “B”, são 70 as escolas – 29 municipais, 23 estaduais, 01 federal e 17 particulares -, totalizando 729 inscritos.

Os jogos serão realizados a partir da terça-feira (10), nas seguintes datas e locais, conforme a modalidade: atletismo – 28 e 29 de maio, no Centro Olímpico da Vila Nasser; basquetebol – de 12 a 31 de maio, nos ginásios dos colégios Auxiliadora e Oswaldo Tognini, e SESC Jardim dos Estados; futsal, de 10 de maio a 06 de junho, no Guanandizão; ginástica artística, dia 14 de maio, no Horto Florestal; handebol, de 10 de maio a 03 de junho, no ginásio Dom Bosco; judô, dia 22 de maio, no ginásio do colégio Oswaldo Tognini; natação, dias 21 e 22 de maio, no SEST/SENAT; tênis de mesa, dia 28 de maio, no Guanandizão; voleibol, de 10 a 30 de maio, no SESC Jardim dos Estados; e xadrez, dias 16 e 17 de maio, no Clube União dos Sargentos (UBSSFA).

As competições são abertas ao público, e acontecerão sempre no período vespertino, exceto aos domingos, quando serão realizadas pela manhã. A escola que somar mais pontos nas duas categorias será declarada a campeã geral dos jogos. As equipes e atletas classificados em 1º, 2º e 3º lugares serão premiados com troféus e medalhas. A modalidade ginástica artística não somará pontos para a classificação geral.