Menu

Combinação de resultados ainda pode livrar Corumbaense da Série B

Se quiser continuar na elite do futebol sul-mato-grossense em 2012, o Corumbaense vai ter que vencer os dois últimos jogos que ainda restam nesta primeira fase do Estadual da Série A e torcer para que o Itaporã – único time fora da zona do rebaixamento que pode ser ultrapassado pelo Carijó – não some um […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Se quiser continuar na elite do futebol sul-mato-grossense em 2012, o Corumbaense vai ter que vencer os dois últimos jogos que ainda restam nesta primeira fase do Estadual da Série A e torcer para que o Itaporã – único time fora da zona do rebaixamento que pode ser ultrapassado pelo Carijó – não some um ponto sequer nas duas rodadas finais. As chances de chegar ao G4 já não existem mais.

Com apenas 12 pontos conquistados em doze rodadas, a situação do alvinegro pantaneiro é crítica. Vencendo os dois jogos que ainda tem na competição, o Carijó vai terminar a primeira fase do Estadual com 18 pontos. Por sua vez, o Itaporã – hoje com 17 pontos – não pode nem empatar.

Esse pontinho do empate levaria a equipe itaporanense a 18 pontos – o máximo que o Corumbaense pode somar – e se ambas terminarem empatadas na pontuação, o Carijó da Avenida perde no número de vitórias, que é primeiro critério de desempate previsto pelo regulamento. Hoje, o Itaporã soma cinco vitórias e o Corumbaense tem apenas dois triunfos em toda a competição.

De acordo com o artigo 10 do regulamento, ocorrendo igualdade em pontos ganhos nesta fase entre dois ou mais clubes aplicam-se sucessivamente os seguintes critérios de desempate: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols marcados; confronto direto (exclusivo quando o empate ocorrer entre duas associações); média de pontos acumulados durante toda a competição (dividir os pontos obtidos pelo número de partidas jogadas).

O interessante é que na última rodada os dois clubes se enfrentam no Arthur Marinho. Mas, um empate do Itaporã com o já rebaixado Ponta Porã no próximo domingo, 22 de maio, praticamente decreta a queda do Corumbaense para a segunda divisão. Pelo artigo 45 do regulamento do Estadual 2011, caem para a Série B de 2012 os quatro clubes com o menor número de pontos na primeira fase, sendo duas em cada grupo (A/B), ou seja, o sétimo e oitavo colocados de cada chave.

Os dois próximos compromissos do Corumbaense são contra o Sete de Setembro (22/05), às 10h, e Itaporã (29/05), ambos no Estádio Arthur Marinho. Antes de pegar o Carijó, o Itaporã joga em casa contra o Ponta Porã. O Itaporã é o sexto colocado na chave A com 17 pontos; o Corumbaense é o sétimo com 12.

Conteúdos relacionados