Um jogo, nove gols, um artilheiro. Numa noite em que colocou quatro bolas no fundo da rede, Fred foi o protagonista do grande jogo em que o Fluminense venceu por 5 a 4 o Grêmio, nesta quarta-feira, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante, que chegou a 17 na competição, ajudou sua equipe a seguir vivo na luta pelo título e a se consolidar como possível dono de uma vaga na Libertadores de 2012.

O resultado fez o Fluminense chegar a 59 pontos, se mantendo na terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro. Assim, o time comandado por Abel Braga seegue em busca do título, ainda com três rodadas a disputar. No próximo domingo a equipe enfrenta o Figueirense em Florianópolis. Já o Grêmio, que ocupa o 11º lugar com 47 pontos, pega o Ceará no Olímpico.

Com grandes ambições no Campeonato Brasileiro, ao contrário do seu adversário, o Fluminense entrou em campo com a obrigação de atacar. Até o fez, mas de maneira desorganizada, deixando muitos espaços para o Grêmio. Assim, além de não conseguir criar chances consistentes, o Tricolor carioca não demorou muito a sofrer pressão dos gaúchos.

Aos 16 minutos, o Grêmio abriu o placar contando com uma falha de Diego Cavalieri. Após cobrança de escanteio pela direita, o goleiro do Fluminense saltou mas não alcançou a bola. Ela chegou limpa para o zagueiro Rafael Marques, que cabeceou para fazer 1 a 0.

O Fluminense procurou reagir logo depois de sofrer o golpe e chegou a acertar uma bola no travessão, com Leandro Euzébio. Mas foi também numa jogada de bola parada que alcançou o empate, aos 24 minutos. Marquinho cobrou falta forte na área, e Fred, de cabeça, se antecipou a Victor, fazendo 1 a 1.

Dono da bola na maior parte do primeiro tempo, o Fluminense não conseguiu transformar essa superioridade em domínio. Disposto a virar o placar a seu favor, o time de Abel Braga foi para cima do Grêmio, mas deixou o campo livre para sofrer contra-ataques. Pelo lado direito, Mário Fernandes e Marquinhos encontravam muitos espaços, atuando nas costas de Carlinhos.

Pouco tempo depois de Brandão acertar o travessão numa cabeçada, o Grêmio foi para o intervalo em vantagem no último lance do primeiro tempo, aos 45 minutos. Após o árbitro marcar falta duvidosa em Lúcio, Marquinhos cobrou com precisão. A bola passou no meio da barreira e Diego Cavalieri não conseguiu chegar.

Flu vira na segunda etapa com mais três de Fred

O Fluminense voltou para a segunda etapa aparentemente abalado pelo gol sofrido e chegou a levar uma pressão do Grêmio. Mas num lance em que seus dois principais jogadores mostraram extrema qualidade, o Fluminense chegou ao empate, aos sete minutos. Deco acertou um lindo lançamento para Fred. Com uma matada de categoria, o camisa 9 ajeitou e chutou forte. A bola passou por baixo de Victor e entrou.

Com maior liberdade para o maestro Deco criar, o Fluminense passou a tomar conta da partida, desta vez atacando com organização. E, assim, o resultado não demorou a aparecer. Rafael Sobis recebeu a bola fora da grande área, ajeitou e chutou forte. A bola entrou no canto direito do goleiro de Victor, aos 16 minutos, decretando a virada do Tricolor carioca. Foi o primeiro gol do atacante, que é criado nas divisões de base do Internacional, sobre o Grêmio.

No entanto, foi o aparentemente desinteressado time gaúcho quem se impôs em campo. Aproveitando os incríveis erros de passe e espaços deixados pelo Fluminense na marcação, o Grêmio alcançou a virada em dois minutos. Aos 29 minutos, Brandão empatou de cabeça. Aos 30, Adilson acertou lindo chute de fora da área e marcou o quarto, virando o placar.

Logo em seguida, o árbitro marcou pênalti de Adilson em Carlinhos, em mais uma oportunidade para o Fluminense igualar. Fred cobrou com categoria e marcou seu terceiro gol na partida, fazendo 4 a 4 aos 33 minutos. Mas o atacante tricolor ainda não tinha terminado sua tarefa. Aos 36 minutos ele aproveitou a rebatida da zaga gaúcha e, de puxeta, marcou o quinto do Flu e o seu quarto gol da noite.

Para manter a emoção até o final da partida, o Grêmio – que perdeu Brandão, expulso, aos 36 minutos – ainda acertou uma bola no travessão, com Douglas, aos 42.