Com ‘caminhões tecnológicos’, faltam pelo menos 300 motoristas para vagas em MS
Na tentativa de contribuir para redução do déficit de mão-de-obra o Sest e o Senat devem iniciar no Estado, entre o fim de setembro e início de outubro, cursos do Programa de Formação de Novos Motoristas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na tentativa de contribuir para redução do déficit de mão-de-obra o Sest e o Senat devem iniciar no Estado, entre o fim de setembro e início de outubro, cursos do Programa de Formação de Novos Motoristas
Estimativa do Sindicargas (Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores de Cargas de Mato Grosso do Sul) aponta que em Mato Grosso do Sul faltam 300 motoristas de caminhão, que sejam qualificados para atuar no setor, em âmbito nacional o cenário é algo em torno de 100 mil vagas disponíveis. “O painel traz muitos indicadores, um deles é o consumo do veículo, se não tivermos um mínimo de conhecimento em informática não conseguimos interpretar”, contou o motorista Lucas Leite, 23 anos.
Ele contou que quando criança acompanhava o pai nas viagens e que aos 18 anos entrou para a profissão. “Quando eu comecei os caminhões eram todos mecânicos, mas quando as empresas começaram a adquirir modelos novos eu procurei um curso de informática para poder entender melhor”, acrescentando que até a partida dos caminhões modernos é diferente. “É preciso esperar depois de dar partida para que o seja carregado o sistema eletrônico do caminhão”. Além das noções de informática, os motoristas também participam de cursos, oferecidos pelas concessionárias quando as empresas adquirem os veículos.
Segundo o relações públicas do Sindicargas, Roberto Sinai, os novos caminhões trazem muitos benefícios para os empresários, o principal é a questão da segurança. “Os veículos podem ser rastreados 24 horas por dia, isso ajuda muito porque eles já saem do local com toda a rota traçada, se fugir dessa rota o caminhão trava. Em caso de acidente também é importante, porque identificamos o local exato da ocorrência e deslocamos a ajuda mais próxima”, disse.
Déficit
Quanto à falta de profissionais, Roberto Sinai destaca que além da ausência de pessoal qualificado para conduzir as máquinas o setor tem muita rotatividade. “Isso ocorre porque alguns profissionais desistem da estrada, justamente por quererem passar mais tempo com a família, outra parte acaba migrando para outras ocupações dentro da própria empresa”, disse.Na avaliação dele ao menos 5% das vagas disponíveis são referentes a profissionais que foram aproveitados em outra ocupação, o percentual em algumas empresas pode chegar a até 10%.
A gestora de intermediação de mão-de-obra da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Jolene Ferreira de Oliveira, informou que a oferta de vagas para motoristas de veículos pesados não é muito freqüente e quando ocorre há procura, porém o candidato, muitas vezes, não atende os requisitos das empresas. “Recentemente uma empresa abriu 17 vagas para motorista carreteiro, sendo cinco para o sexo feminino e 12 para o masculino. Encaminhamos uma mulher e quatro homens”, exemplificou.
Ela acredita que as possibilidades de exercer outra ocupação e a busca por um maior convívio familiar podem justificar a baixa procura. “Outro aspecto é a rede de contato, um funcionário sabe da vaga e avisa um conhecido interessado e, não necessariamente, a empresa nos procura para ofertar vagas”.
Curso
Na tentativa de contribuir para redução do déficit de mão-de-obra o Sest (Serviço Social do Transporte) e o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) devem iniciar no Estado, entre o fim de setembro e início de outubro, cursos do Programa de Formação de Novos Motoristas.
O trabalho é de âmbito nacional e foi lançado oficialmente na terça-feira (02/08). A expectativa, conforme as entidades, é que em Mato Grosso do Sul sejam formados cerca de mil profissionais até o fim do ano. A qualificação será feita em 160 horas-aula, divididas em módulos básico, intermediário, especializado e prático, com foco em tecnologia, condução econômica e legislação.
Informações sobre os cursos em Mato Grosso do Sul podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3348-8700
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.