Centenas de campo-grandenses que gostam de velocidade e do ronco dos motores, não importa o tamanho, se reunem nesta tarde de domingo (15) nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, para ver o 1° Circuito de Rua Pantanal de Kart.

Centenas de campo-grandenses que gostam de velocidade e do ronco dos motores, não importa o tamanho, se reunem nesta tarde de domingo (15) nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, para ver o 1° Circuito de Rua Pantanal de Kart.

Segundo os organizadores, a população não costuma ter a oportunidade de prestigiar esse tipo de circuito, principalmente num lugar público e de fácil acesso, já que o kartódromo da cidade, para a maioria das pessoas, fica em local distante. “Esse evento aumenta a visibilidade do kart em Campo Grande e auxilia na promoção do turismo local”, diz Fernanda Soares, uma das organizadoras do evento.

Para o presidente da Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), Valdemir Dias Terra, essa oportunidade de aproximação entre o público e o kart é importante porque muitas pessoas gostam da modalidade, mas poucas conhecem sua história. “O kart começou na rua, a última corrida de rua na capital foi há 30 anos”, complementa.

Cinco categorias participam do evento: Cadet, formada por crianças, Executive, Five speed, F4 e Super F4. 42 pilotos estão inscritos e participam do evento. “São pilotos de cidades como Dourados, Jardim, Miranda, Chapadão do Sul e Ponta Porã. Estão todos empolgados”, complementa Carolina Spinola, outra organizadora do circuito.

O piloto Fábio Ayres Di Cola (30), da categoria executive, diz que o evento contribui para o crescimento do kart em Campo Grande. “É uma nova era, temos bons pilotos e iniciativas como essa acrescentam muito para o kart”, explica. Fábio participou da organização do evento junto com o também piloto Denis Pedrosa, da categoria Super F4, ambos credenciados pela FAMS.

“Esse evento é de grande importância para Campo Grande, uma vez que esse tipo de competição acontece no Brasil inteiro, aqui também, porém, como muitas outras modalidades, necessita de fomento”, comenta o Chefe da Divisão de Esporte e Laser da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), Luiz Garcia. Para ele, o maior objetivo do circuito é fomentar e massificar a categoria e dar oportunidade para que o público da Capital conheça o kart mais de perto.

A secretária Gerusa Paula (34) foi com seu filho a convite de uma prima e gostou. “Trouxe meu filho pra assistir, mas eu gosto também”, explica, dizendo que geralmente costuma passear com ele próximo ao local onde estão sendo realizadas as corridas. “Estou aproveitando a oportunidade”, finaliza. Já sua prima, a empresária Josely Alves (34), diz que viu a propaganda num outdoor e resolveu conferir. “Temos que prestigiar porque é a 1ª corrida desse tipo. Resolvi chamar minha prima e ela veio, estamos gostando”, diz.

A largada da 1ª categoria, a executive, aconteceu aproximadamente as 13h30. As corridas devem terminar por volta das 17h30. A entrada é franca.