Geral

Cineclube UFGD promove Mostra Brasil Migrante em dezembro

Começa neste sábado, 03 de dezembro, a Mostra Brasil Migrante realizada pelo projeto de extensão Cineclube UFGD. A sessão é aberta ao público e terá o filme “Conterrâneos Velhos de Guerra”, sobre a importância dos nordestinos para a construção de Brasília. A exibição começa às 17h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João […]

Arquivo Publicado em 01/12/2011, às 01h29

None

Começa neste sábado, 03 de dezembro, a Mostra Brasil Migrante realizada pelo projeto de extensão Cineclube UFGD. A sessão é aberta ao público e terá o filme “Conterrâneos Velhos de Guerra”, sobre a importância dos nordestinos para a construção de Brasília. A exibição começa às 17h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).


“Conterrâneos Velhos de Guerra” mostra os primeiros tempos de Brasília, ainda na construção, em 1959. Os canteiros de obras se espalham por toda parte e os trabalhadores, chamados de candangos, afluem de vários pontos do país, especialmente do Nordeste. As péssimas condições de trabalho provocaram uma chacina que vitimou grande número de operários. A memória deste e de outros episódios chega aos nossos dias pelo testemunho daqueles que viveram a experiência da construção da capital brasileira.


A Mostra será realizada também nos dias 10 e 10 de dezembro, respectivamente com os filmes “O Cineasta da Selva” e “Cinema, Aspirina e Urubus”, todos fornecidos ao Cineclube UFGD pela Programadora Brasil que faz parte do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

Jornal Midiamax