Com temáticas específicas para cada mês, o Projeto de Extensão Cineclube UFGD aborda “Globalização, Globalizações”, em maio, na Mostra do Cinema Francês. As sessões são abertas ao público e ocorrerão nos dias 07, 14, 21, 26,27 e 28 de maio, no cine-auditório da Unidade I da UFGD, localizada na Rua João Rosa Góes, 1.761, Vila Progresso.

O primeiro documentário a ser exibido é “Uma Empresa Decente” (França/Finlândia, 2004) de Thomas Balmès, neste sábado (07), às 17h. A debatedora será a professora Dionise Juchem, diretora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia.

“Uma Empresa Decente” pergunta: Ter lucros ou guiar-se por princípios morais? A questão é crucial para uma empresa como a Nokia, que está transferindo a sua produção para a China, país em que a mão de é barata. Seu “especialista em civilidade” visita, então, a fábrica chinesa para ver como se organiza o seu fornecedor e sobretudo para tentar remediar as consequências da transferência de mão-de-obra para o exterior: corrupção, direitos humanos, higiene e habitação deixados de lado. Mas, o que é uma empresa correta? Se as multinacionais têm tentado, desde há pouco tempo, se dotar de uma nova imagem ética, a questão da responsabilidade social estendida aos serviços terceirizados permanece sendo um dos grandes desafios da globalização.

Após exibição do filme, o debate será comandado pela professora Dionise Magna Juchem que é doutora em Administração e Direção de Empresas pela Universidad de León (Espanha), com o título reconhecido pela USP. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração e gestão de empresas, comércio exterior, administração de novos negócios e gestão estratégica.

Os próximos de “Globalização, Globalização” são: “Nossos Amigos do Banco”; “O Banqueiro dos Humildes”; “Globalização, violência ou diálogo?”; “O Combate dos Juizes”; e “O Pesadelo de Darwin”.

O Cineclube UFGD conseguiu trazer os documentários para Dourados por meio de subsídio do projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFGD e parceria com a Embaixada da França no Brasil, Cinemateca da Embaixada da França e Institut Français, que oferecem um catálogo com mais de 600 filmes para empréstimo às instituições culturais brasileiras.

A Mostra do Cinema Francês é a primeira do Cineclube UFGD em 2011 com filmes internacionais. Neste ano ainda serão realizadas mostras de cinema canadense (junho), chinês (setembro) e alemão (outubro), além das mostras de cinema nacional nos demais meses.