Sob a temática “Globalização, Globalizações” da Mostra do Cinema Francês, o Projeto de Extensão Cineclube UFGD ( Federal da Grande Dourados) exibe neste sábado, dia 14 de maio, às 17 horas, o documentário “Nossos Amigos do Banco” (1997), dirigido por Peter Chappell. A sessão é aberta ao público no cine-auditório da Unidade I da UFGD, localizada na Rua João Rosa Góes, 1.761, Vila Progresso.

O filme pergunta: A dívida dos países do Sul estaria nas mãos de uma meia dúzia de decisores, em Washington, numa instituição financeira “pouco” conhecida? Durante vários meses, são realizadas negociações entre o Banco Mundial e um país paralisado pelo seu endividamento excessivo: Uganda. O documentário é uma pesquisa de campo brilhantemente filmada que realça os mecanismos da tomada de decisão no mais alto nível e o envolvimento determinante do Banco Mundial e do (Fundo Monetário Internacional) no funcionamento dos países do Sul.

Os participantes dessa sessão não terão debate após o filme em virtude da programação que será realizada logo em seguida, no cine-auditório, em Homenagem ao Povo Paraguaio.

A Mostra do Cinema Francês foi iniciada em 07 de maio e ainda exibirá: “O Banqueiro dos Humildes”(às 17h, dia 21); “Globalização, violência ou diálogo?”(às 20h, dia 26); “O Combate dos Juizes”(às 20h, dia 27); e “O Pesadelo de Darwin” (às 17h, dia 28).

O Cineclube UFGD conseguiu trazer os documentários para Dourados por meio de subsídio do projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFGD e parceria com a Embaixada da França no Brasil, Cinemateca da Embaixada da França e Institut Français, que oferecem um catálogo com mais de 600 filmes para empréstimo às instituições culturais brasileiras.

A Mostra do Cinema Francês é a primeira do Cineclube UFGD em 2011 com filmes internacionais. Neste ano ainda serão realizadas mostras de cinema canadense (junho), chinês (setembro) e alemão (outubro), além das mostras de cinema nacional nos demais meses.