Geral

Cineclube UFGD exibe amanhã os curtas do Programa “Futebol, paixão nacional”

O Projeto de Extensão Cineclube UFGD exibe às 12h desta quarta-feira (11) os primeiros filmes do Programa “Futebol, Paixão Nacional” em sessão aberta ao público, no auditório de Biotecnologia da FCA (Faculdade de Ciências Agrárias), em frente ao Restaurante Universitário (RU), na Unidade II. Por limite de tempo, os outros curtas serão exibidos na próxima […]

Arquivo Publicado em 10/05/2011, às 14h37

None

O Projeto de Extensão Cineclube UFGD exibe às 12h desta quarta-feira (11) os primeiros filmes do Programa “Futebol, Paixão Nacional” em sessão aberta ao público, no auditório de Biotecnologia da FCA (Faculdade de Ciências Agrárias), em frente ao Restaurante Universitário (RU), na Unidade II. Por limite de tempo, os outros curtas serão exibidos na próxima quarta-feira (18).

Em “Futebol, Paixão Nacional”, o binômio futebol e cinema é considerado estratégico para a construção de um sentimento de nacionalidade brasileira. Os filmes não só focam o futebol como demonstram a enorme contribuição oferecida pelo esporte nacional para a história social, política e econômica do país. Embora diferenciados em seus formatos e linguagens – uns são genuinamente documentários, outros ficcionais – todos tratam de uma questão crucial para o pensamento filosófico popular brasileiro: o futebol é o ópio do povo? Além disso, os filmes apontam para questões exóticas, idiossincráticas e epifenomenais produzidas pelo futebol, pela ótica de quem constrói o cinema brasileiro e tem amor pela pelota.

Os filmes são fornecidos pela Programadora Brasil, do Ministério da Cultura, especialmente para Cineclubes.

Jornal Midiamax