Ciclovia da Via Parque está recebendo calçada sem instalação do piso tátil

As obras na ciclovia do Sóter, ao longo da Via Parque, nas proximidades da avenida Mato Grosso, estão sendo executadas fora do padrão previsto pelas normas da acessibilidade urbana, já que, pelo menos até o momento, a construtora responsável não efetuou a instalação de piso tátil nas calçadas de passeio público. A presença do piso […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As obras na ciclovia do Sóter, ao longo da Via Parque, nas proximidades da avenida Mato Grosso, estão sendo executadas fora do padrão previsto pelas normas da acessibilidade urbana, já que, pelo menos até o momento, a construtora responsável não efetuou a instalação de piso tátil nas calçadas de passeio público.

A presença do piso tátil cumpre determinação federal, parte do projeto nacional de acessibilidade urbana, e também decreto municipal. Desde 2009, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) não autoriza a construção de nenhuma casa ou prédio comercial sem o cumprimento das determinações de acessibilidade.

As mesmas normas valem para todas as edificações, mobiliários e equipamentos urbanos, que devem ser projetados, construídos, montados e implantados, ou mesmo reformados e ampliados, proporcionando acessibilidade e segurança aos usuários.

As leis, decretos e normas que servem de base às diretrizes da acessibilidade arquitetônica estão disponíveis no site da Prefeitura de Campo Grande, na página da Semadur.

Conteúdos relacionados