Cheques sem fundos diminuíram 15,61% em MS em abril

No mês de abril o número de cheques devolvidos por falta de fundos em Mato Grosso do Sul caiu 15,61% comparado a março, de 121 mil a 102,1 mil, segundo dados do Banco Central. Apesar da queda, o número de cheques devolvidos ainda é grande. Em valores, os prejuízos caíram em 16,41% totalizando desta vez […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No mês de abril o número de cheques devolvidos por falta de fundos em Mato Grosso do Sul caiu 15,61% comparado a março, de 121 mil a 102,1 mil, segundo dados do Banco Central. Apesar da queda, o número de cheques devolvidos ainda é grande. Em valores, os prejuízos caíram em 16,41% totalizando desta vez 155,8 milhões, sinal de que o valor médio do cheque sem fundo teve ligeira redução.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Edison Ferreira de Araújo, lembra que o trânsito de cheques de um modo geral caiu 6,1% no mês passado, um dos fatores que contribuiu para a redução da inadimplência. “O uso do cheque é cada vez menor em relação a outras formas de pagamento. Hoje a prevalência é do cartão, seja de débito ou crédito”.

Edison acredita que os comerciantes passarão a ter mais tranquilidade a partir das regras mais duras do Banco Central para fornecimento e sustação de cheques. Além, disso, a compensação digital, que já está valendo, vai reduzir consideravelmente o prazo para que o dinheiro entre na conta, também será fundamental para os empresários. “O novo sistema vai agilizar o fluxo de caixa e também tem menores chances de erros porque dispensa a conferência manual dos cheques”, finaliza Edison.

No acumulado de janeiro a abril deste ano são 407,7 mil cheques devolvidos no Estado por falta de fundos, que somam R$ 617,3 milhões.

Conteúdos relacionados