Geral

Cerimônia no Itamaraty marca 15 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Acontece às 15h desta terça-feira (29), cerimônia em celebração dos 15 anos de criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com a presença do chanceler brasileiro, Antonio de Aguiar Patriota; do secretário-executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira; e do ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano. Foram convidados para a cerimônia que acontece no Palácio do […]

Arquivo Publicado em 29/11/2011, às 10h39

None

Acontece às 15h desta terça-feira (29), cerimônia em celebração dos 15 anos de criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com a presença do chanceler brasileiro, Antonio de Aguiar Patriota; do secretário-executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira; e do ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano.


Foram convidados para a cerimônia que acontece no Palácio do Planalto, os embaixadores estrangeiros residentes em Brasília, parlamentares, representantes de órgãos governamentais e organizações internacionais e acadêmicos.


Integrada por oito países, a CPLP tem por princípios estatutários a concertação político-diplomática, a cooperação técnica em todas as áreas e a promoção e difusão da língua portuguesa. Ao completar 15 anos, a organização busca fortalecer seu papel como ator, seja por meio da articulação de seus membros em foros multilaterais, seja por atuação coordenada em situações de interesse comum.


Quando presidente de Moçambique, José Chissano exerceu papel fundamental no processo de criação da CPLP, tendo sido um dos signatários de sua Ata Constitutiva e participou da I Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em São Luís do Maranhão, em novembro de 1989.


O Itamaraty lembra que os jornalistas interessados em cobrir o evento deverão apresentar documento de identidade e registro profissional.

Jornal Midiamax