Cerca de 2 milhões devem participar da festa do Círio de Nazaré em Belém do Pará

Cerca de dois milhões de fiéis devem participar neste domingo da festa do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, segundo estimativa da organização. O festejo, que acontece todo segundo domingo de outubro, é uma das maiores festas católicas do mundo. Às 6h30, milhares de pessoas participaram da procissão do Círio, após a tradicional missa […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de dois milhões de fiéis devem participar neste domingo da festa do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, segundo estimativa da organização. O festejo, que acontece todo segundo domingo de outubro, é uma das maiores festas católicas do mundo.

Às 6h30, milhares de pessoas participaram da procissão do Círio, após a tradicional missa que começou às 5h. A procissão saiu da Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, e percorre 3,6 quilômetros, até a Praça do Santuário de Nazaré.

A comemoração do Círio de Nazaré recebe todos os anos romeiros, devotos e fiéis de todos os Estados do Brasil e até de outros países. Segundo o Dieese-PA (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos do Pará), a cada ano, um número maior de romeiros vai até a capital paraense para participar da festa.

Um dos maiores símbolos do evento é a corda. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida dentro de uma berlinda, que é puxada por uma corda. Diversos promesseiros, todos homens, carregam a imagem.

Segundo a organização do evento, a corda foi inserida no Círio em 1855, quando, em decorrência de fortes chuvas, a feira do Ver-o-Peso ficava inundada. A solução foi atar cordas a fim de que os romeiros pudessem desatolar a berlinda e agilizar a romaria. 

A Corda possui 400 m de extensão e, este ano, a estimativa é de que ela tenha sido puxada por cerca 7,6 mil promesseiros. Em 2004, após o maior Círio da história, com o trajeto cumprido em 9 horas e 15 minutos, o evento foi declarado patrimônio cultural de natureza imaterial, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Conteúdos relacionados