Geral

Católicos aproveitam missa de Corpus Christi para se despedirem de Dom Vitório

Multidão de católicos participou da celebração, que aconteceu na região central da Capital. O novo arcebispo, que vai substituir Dom Vitório Pavanello, só deve tomar posse no próximo dia 10.

Arquivo Publicado em 23/06/2011, às 21h23

None
807262208.jpg

Multidão de católicos participou da celebração, que aconteceu na região central da Capital. O novo arcebispo, que vai substituir Dom Vitório Pavanello, só deve tomar posse no próximo dia 10.

No feriado católico de Corpus Christi, 23 de junho, cerca de cinco mil pessoas participaram da tradicional missa para celebrar a data, que foi realizada no centro de Campo Grande, na avenida Mato Grosso com 14 de Julho. Católicos fortaleceram a fé na festa em homenagem ao “Corpo de Cristo”. Este ato também foi marcado com tom de despedida do Arcebispo de Campo Grande, Dom Vitorio Pavanello.

Ao saber que esta Missa de Corpus Christie seria a última celebrada, os fies começaram a lembrar do arcebispo com saudosismo. Para a dona de casa Julia Leite, de 53 anos, Dom Vitório foi muito mais que um líder religioso. “Ele foi e sempre será um grande pastor, soube acolher bem as pessoas que precisam dele, ele foi fiel a todos nós”.

Para Ramão Rodrigues Pereira, de 64 anos, o Arcebispo representa um sinônimo de integridade. “Para mim e para a minha família ele foi muito mais que um bom pastor, ele foi pai pra nós. Que Deus abençoe muito ele, esteja onde ele estiver”.

A comunidade católica também aproveitou para renovar a fé e celebrar a eucaristia e dar as boas vindas ao novo arcebispo da Capital, Dom Dimas Lara Barbosa, que ainda não tomou posse. A solenidade está prevista para 10 de julho.

De acordo com o pároco da Paroquia São Leopoldo Mandic, padre José Soares, de 54 anos, “Este ato é de adoração pública da Eucaristia. Manifesta não só o sentido da vida, mas o sentido da nossa fé. A Eucaristia também vem para ajudar a fortalecer os mais pobres que precisam dela para conseguir vencer suas lutas ”, finaliza.

Corpus Christi

Expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. (da enciclopédia livre Wikipédia).

Jornal Midiamax