Caso de H1N1 é confirmado em Campo Grande; Saúde alerta para prevenção

Criança de 11 anos teve caso confirmado no posto de saúde do bairro Coronel Antonino. O alerta da Secretaria Municipal de Saúde é para a higienização constante das mãos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Criança de 11 anos teve caso confirmado no posto de saúde do bairro Coronel Antonino. O alerta da Secretaria Municipal de Saúde é para a higienização constante das mãos

A família de um menino de 11 anos que apresentava sintomas de gripe teve a confirmação nesta quinta-feira (6) à tarde de Influenza H1N1. O caso somente foi confirmado por um serviço de coleta sentinela, realizado no posto de saúde Coronel Antonino. O serviço é feito lá e no posto do bairro Coophavila. 

Segundo a diretora de vigilância e saúde do município, Márcia Janine Dalfabbro, a criança faltou à aula na segunda-feira e procurou atendimento médico na terça. “Foi feita a coleta de material na terça-feira mesmo, foram dez coletas em dez pacientes, somente o caso da criança foi confirmado”, disse.

“A família da criança foi comunicada hoje mesmo e a criança já é atendida no Coronel Antonino. Ele é avaliado para ver se há infecção bacteriana, uma complicação que o vírus pode causar”, explica. 

A escola onde a criança estuda foi comunicada sobre o caso. 

Atenção redobrada em casos de gripe

A diretora informa que as pessoas devem redobrar a atenção para os sintomas da gripe. “Quem estiver com tosse, febre, coriza, deve procurar um posto de saúde para passar por avaliação médica”, diz. 

“O menino foi diagnosticado pelo programa sentinela, ao acaso. Ainda bem que a família procurou o atendimento médico e que ele, desde então, não retornou à escola”, esclarece.

Prevenção

Segundo Márcia Dalfabbro, a preocupação das pessoas em manter as mãos higienizadas deve voltar. 

“Não é para entrar em pânico, mas também não devemos nos descuidar com a higienização. É preciso utilizar o álcool em gel, evitar levar as mãos sujas aos olhos, evitar ambientes fechados com pessoas que apresentem os sintomas da gripe e pessoas gripadas devem evitar freqüentar lugares de grande circulação e procurar um médico”. 

Programa sentinela

O programa sentinela da rede municipal de saúde colhe, toda terça-feira, nas unidades do Coophavila e do Coronel Antonino, dez amostras de material de pessoas com sintomas de gripe. 

Esse material é levado ao laboratório para fazer análise. Foi esse procedimento que detectou a Influenza H1N1 na criança. 

Conteúdos relacionados