Mais de 200 crianças, entre moradores do Grande Flórida e alunos da Escola Avani, participaram das atividades promovidas pelo projeto Casa Brasil/UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) em comemoração ao Dia das Crianças.

A Semana da Criança foi realizada de 03 a 07 de outubro com apresentações artísticas, brincadeiras e gincanas. A programação contou com as apresentações do poeta Emmanuel Marinho (coordenador de Cultura da UFGD); do grupo de teatro “Não aperta senão eu berro”, da professora Marli Cleice Duarte Ramos; e de malabares com Elisângela Lima de Assunção, aluna do 4º ano de Geografia da UFGD, e Janice de Fátima Silva, que veio de São Joaquim (SC), é artista de rua e atuou um ano e meio em um circo.

Além de assistir à apresentação de malabares, as crianças participaram da oficina, ministrada por Elisângela e Janice, que ensinou a fazer as bolinhas do malabares (encapando uma bola de tênis com um balão) e também o malabarismo. Outra oficina oferecida foi a de reciclagem, quando aprenderam a confeccionar porta panela, a partir de caixas de leite e cortinas com o material das garrafas Pet.

Essa oficina foi ministrada pelos bolsistas da Casa Brasil/UFGD: Airton Onofre Schmitz, Janaina Siqueira Barbosa, Rodrigo Daniel Cartiglione, Eduardo Corveloni Neto, Edna Fernanda de Souza Cardoso, Marcelo Luiz Vargas de Moraes e Maria Cecília de Lima Tibúrcio.

A coordenadora do projeto Casa Brasil/UFGD, Michelle Viscardi Sant’Ana, comemora o sucesso do evento e agradece aos colaboradores da campanha de arrecadação de brinquedos “Doe um Sorriso”, que “com certeza levaram muitos sorrisos às crianças da comunidade do Flórida”. Foram entregues um brinquedo para cada criança da comunidade do Flórida que participam do Casa Brasil.

A Semana da Criança contou ainda com gincana, cama elástica, jogos e brincadeiras infantis, como “epoe taita”, morto vivo, mímica, gota mia, dança das cadeiras, estátua, comando, roda do gato e rato, serpente (pega-pega), cabra-cega e estoura balão.